Para dar início aos conhecimentos relacionados ao Objeto de Estudo "AR", as educadoras dos 2° anos da Escola Social Clélia Merloni realizaram questionamentos a partir da tela de Cândido Portinari: "Meninos soltando pipas".

Para tornar a aprendizagem mais significativa, foi proposto um desafio de criatividade, cada educando deveria confeccionar uma pipa para vivenciarem por meio de experimento que o mesmo ocupa lugar no espaço e deveriam pesquisar sobre as condições necessárias para empinar pipas, relacionando os movimentos das pipas no ar com os ventos, pressão e resistência do ar.

Durante a brincadeira, reconheceram o vento como movimento natural e puderam observar que ele muda de direção e intensidade. Perceberam também que a confecção da pipa interfere em sua manutenção no ar, o seu peso, o tamanho da rabiola e de seus estirantes contribui para que ela possa alçar voo.

A brincadeira despertou muito interesse e contentamento além da cooperação, pois os educandos que tinham pipas do qual não permaneceram no ar puderam realizar a brincadeira com as pipas dos amigos.

Aprender brincando é sempre muito legal!




Galerias

Soltando Pipas

Ver galeria